27 de outubro de 2015

Palestrantes

Alberto Villas

Alberto Villas nasceu em Belo Horizonte em 1950, onde morou até os 23 anos. Estudou no Colégio Dom Silvério, Colégio de Aplicação, Colégio Arnaldo e Jornalismo na UFMG. Formou-se no Institut Français de Presse, em Paris, onde defendeu a tese “Dez anos de censura no Brasil”.

Começou sua carreira de jornalista em 1974 na França como correspondente de diversos jornais alternativos: Opinião, Movimento, Versus, De Fato, Inéditos, Escrita. Voltou ao Brasil em 1980 e trabalhou durante oito anos no jornal O Estado de S.Paulo, onde foi um dos criadores do Caderno 2. Depois de trabalhar no caderno Cidades da Folha de S.Paulo, optou pela televisão começando pela Bandeirantes, depois Abril Vídeo, SBT, Rede Manchete e Rede Globo,onde foi editor-chefe do Jornal da Globo, Jornal Hoje e do Fantástico durante dez anos. Em 2006 lançou o seu primeiro livro , “O mundo acabou!” que ficou várias semanas em todas as listas dos mais vendidos. Em seguida lançou “Afinal, o que viemos fazer em Paris?”, “Admirável mundo velho!” e “Onde foi parar nosso tempo?” , “Pequeno Dicionário Brasileiro da Língua Morta” e ”A Alma do Negócio”, todos pela Editora Globo. Em 2008 lançou pela Contexto o livro “Carmo”, a história do bairro onde nasceu em Belo Horizonte, para a coleção BH – A cidade de cada um.

Em 2013, lançou pela editora e-galáxia o e-book “The book is on the tablet” que reúne 45 crônicas publicadas no site da revista “Carta Capital”, onde escreve semanalmente. Este ano, está lançando também pela e-galáxia, “Mil Tons – o meu Millôr”, uma biografia bem particular de Millôr Fernandes. Atualmente, além de colaborar semanalmente para a revista “Carta Capital”, colabora também para várias revistas da Editora Trip (“Trip”, “Revista da Gol”, “Personalité”, “Faap”), para a revista “The President” e para a revista “Viagem e Turismo”, da Editora Abril. Alberto Villas tem quatro filhos, Julião e Sara do primeiro asamento, nascidos em Paris, e Maria Clara e Marília, do segundo casamento, nascidas em São Paulo. É avô da Flora, 18 anos, que nasceu e mora em Belo Horizonte.

Ane Molina

Mestra em Comunicação Social pela Universidade de Brasília. Pesquisadora na área de imagem e gênero. Professora dos Cursos de Comunicação Social, Jornalismo e Arquitetura da Universidade Católica de Brasília. Fotógrafa e Consultora em Imagem.

César Augusto

Jornalista desde 2002 e servidor público da carreira de Comunicação desde 2006, César Oliveira atua na coordenação da comunicação da Secretaria de Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (STI/MP) desde setembro de 2011. Recentemente, trabalhou para divulgar o lançamento da Suíte VLibras, um conjunto de softwares públicos que auxiliam a acessibilidade de pessoas com deficiência.

César também já foi assessor de imprensa da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC) entre 2006 e 2011, quando participou da divulgação de eventos do porte das Olimpíadas Brasileira de Língua Portuguesa e da Caravana da Educação.

Nas horas vagas, é músico e toca punk rock em duas bandas: Mais Que Palavras e Nada Em Vão.

Cláudia Cristina Fukuda

Doutora e professora pela UnB. Em seus estudos, ela aborda temas dentro das Ciências Humanas e Saúde como estereótipos de gênero, psicologia e saúde mental, juventude sob a ótica psicossocial. Suas pesquisas envolvem temas sobre saúde mental e adolescência, formação de professores, diversidade social e violência na escola.

Cláudio Magalhães

Graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela UFMG (1986), aperfeiçoamento em Public Relations, Principles of Marketing e Advertising pela Massachusetts Bay Community College (1989-1990), especialização em Administração Mercadológica pela UNA (1993), Mestrado em Comunicação Social pela UFMG (1999) e Doutorado em Educação pela UFMG (2005). Professor/Orientador do Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local e do Instituto de Comunicação e Artes do Centro Universitário UNA. Fundador, vice-presidente (2000-2008), presidente (2008-2012) e conselheiro eleito da Associação Brasileira de Televisão Universitária. Editor responsável da Revista ABTU. Sócio do Estudar – Acompanhamento Educacional. Linha de pesquisa e atuação acadêmica: comunicação, educação, TIC, mídia e criança, tv universitária, TV pública, TV Digital, interatividade, novas mídias, tecnologia social e Comportamento do Consumidor.

Daniel Toys

Nascido em Brasília, em 1991, Toys Daniel possui um currículo extenso: cursou publicidade e propaganda na UCB, artisita visual, ilustrador, designer autoditada. Desde a infância desenhava quadrinhos e fazia experimentos artísticos com seus próprios personagens. Aos 13 anos teve seu primeiro contato com a streetart e se identificou com a liberdade artística do graffiti. Em 2005, com incentivo de amigos, passou para as ruas os desenhos de suas criações – o garoto Toys, o cão Totoys e o gato – Gatoys que até então estavam nas contracapas de livros e páginas de cadernos. Hoje, versátil em suas criações, tem sua arte exposta nas principais cidades do Brasil e da América do Sul. Toys reconhecido pelas formas utilizadas, tipografia própria, traços retos e cores vibrantes. É um dos grandes nomes da arte urbana que Brasília exporta para o mundo. Motivado e grato pela repercussão nacional seu trabalho mais recente, a fachada do prédio que está sediando a edição 2015 da Casa Cor Brasília, já em 2016 recebeu o convite de ser um dos condutores oficiais da Tocha Olímpica em sua passagem por Brasília devido ao reconhecimento de sua arte na capital.

Toys Daniel continua assinando fachadas e grandes paredões.

Daniele Rodrigues

Daniele Rodrigues é mestre em comunicação digital, pesquisadora da USP, professora de pós-graduação e Real Time Content da Coca-cola. Há 13 anos trabalha com comunicação, atuando como jornalista, redatora publicitária e planner para clientes como Netshoes, Chivas, Estadão, Itaú, Accor Hotels, Bombril e Turner Broadcasting (canais Cartoon, TNT, Warner, Space, CNN, Glitz*, TCM e outros) e Coca-Cola.

Darlan Ferreira

Vencedor do Concurso que escolheu o slogan da cidade turística de Portalegre, no estado do Rio Grande do Norte, aos 14 anos de idade e também do Concurso 24horas de Comunicação da Faculdade Anhanguera no ano de 2009. Atualmente trabalha na área de atendimento ao cliente e vendas desde os 12 anos. É publicitário com mais de 7 anos de experiência no mercado. Atendeu contas como: Prefeitura Municipal de Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental – GO, Novo Gama – GO, Santo Antônio do Descoberto – GO , Rádio Jovem Pan Brasília, Rádio Atividade FM, UNALE (União Nacional dos Legisladores e Legislativos), Faculdades IcespPromove, entre outros. Atuou em diversas campanhas políticas no DF e entorno.  É ex coordenador de marketing promocional da Rádio Jovem Pan Brasília, atualmente é gerente de atendimento da Xequemate e também é practtionner em Hipnose, estudioso da Programação Neurolinguística e Palestrante Motivacional

Diego Iraheta 

Diego Iraheta é editor-chefe do HuffPost Brasil, sucursal brasileira do The Huffington Post, o maior site de notícias do mundo. Jornalista formado pela UnB há mais de 10 anos, já passou pelo portal R7, rádios BandNews FM e CBN, TV Globo, Correio Brasiliense e assessoria de imprensa do Ministério da Saúde. É mestre em Mídias Digitais pela University of Sussex, na Inglaterra, e se especializou em públicos digitais, curadoria de conteúdo e redes sociais. Também é professor da pós-graduação de Jornalismo Digital e Produção Multimídia do IESB, onde ministra as disciplinas Tendências do Jornalismo Digital e Narrativas Jornalísticas Digitais.

Ednardo Viana

Jornalista formado  em 2002 pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Sou pós-graduado pela Universidade de Brasília (UnB) em Ciência Política. Trabalhei como repórter na faculdade em jornais comunitários e assessorias. No fim do curso entrei no Sbt e lá fiquei por seis anos atuando como produtor, repórter, editor e editor-chefe substituto.

Trabalhei também como assessor no GDF por três anos. Fechei a revista do Instituto dos Magistrados do DF por igual período. Atuei como repórter na TV Justiça cobrindo plenário do STF e outros assuntos jurídicos. Trabalhei ainda  como repórter para a Associação Nacional dos Procuradores da República.

Em 2007, entrei na Rede Record. Atuei como repórter e editor de texto até ser convidado em 2010 para dirigir o programa Balanço Geral. Função que exerço até hoje.

Fabiane Gomes

Pós-graduada em Inteligência de Futuro – Prospectivas, Estratégias e Políticas Públicas pela Universidade de Brasília (UnB). Jornalista, formada em 2002 pelo Uniceub (DF). Especialista em Comunicação para Mídias Digitais pela Universidade Estácio de Sá. Servidora Pública, técnica em Comunicação Social (nível superior), pelo Ministério da Educação, cedida ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, na Assessoria de Comunicação Social do Gabinete do Ministro, área de Mídias Sociais. Possui três anos de experiência em Comunicação Digital na extinta Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.  É Diretora de Marketing voluntária no Sindicato dos Escritores do Distrito Federal. Escritora e editora com ISBN na Biblioteca Nacional, tem cinco livros publicados, dois adultos, um infantil, um infanto-juvenil e um traduzido para o inglês. Possui participação em antologia do Sindescritores-DF. Já expôs na Bienal e Feira do Livro de Brasília. Possui titulação de nível avançado em inglês, e nível intermediário nas línguas espanhola e francesa.

Lucas Andrade (Inquepedia)

Capixaba de coração brasiliense, Lucas Andrade se formou em publicidade em 2010 e em 2014 se descobriu desenhista. Há três anos vem tocando projetos inusitados, sempre envolvendo ilustração e cultura. Está a frente do Copo Cotidiano, e é um dos co-fundadores da Inquepedia junto à equipe da Animars Produções.

Jaqueline e Andreia Azevedo

Jaqueline: Formada em Propaganda e Marketing pela UNIP, com curso de extensão em Planejamento de Marketing pela UnB. Atual diretora de planejamento da Agência Sisters. Já trabalhou na área promocional de Jornais de grande circulação e empresa de grande porte em telecomunicações.

Andreia: Formada em Ciências da Computação e com MBA em Gestão de Negócios e Gestão de Pessoas pela FGV. Atuou durante 5 anos na área de tecnologia e desde 2001 atuou na área de Recursos Humanos, onde ocupou os cargos de analista de informações gerenciais, coordenador de RH, gerente de remuneração e benefícios e gerente de educação corporativa.

Atuando em todos os subsistemas de RH como: administração de pessoal, recrutamento e seleção, cargos e salários, benefícios, gestão de saúde, treinamento, endomarketing, relações trabalhistas, medicina e segurança do trabalho, contencioso trabalhista e qualidade de vida. Desenvolveu e implantou programa de qualidade de vida, avaliação de desempenho, pesquisa de clima, escola corporativa e e-learning.

Desenvolveu sua carreira em empresas multinacionais e nacionais como Politec, Datamec, EFATEC, INTRUST Consultoria e Caixa Seguradora. Palestrante e consultora na promoção da saúde e da qualidade de vida e endomarketing nas organizações brasileiras pelo IBQV e palestrante na área de comunicação e marketing.

Atualmente proprietária e Diretora Executiva da SISTERS Live Marketing, empresa especializada em desenvolver estratégias diferenciadas para aplicação do marketing promocional, endomarketing, trade marketing, marketing de relacionamento e marketing direto. E desde de 2012 está a frente do Grupo 4S Comunicação Integrada, grupo de empresas especializadas em levar solução em marketing aos seus clientes. O Grupo oferece solução em publicidade, através da Sabah Publicidade, solução em marketing promocional, através da SISTERS, solução em marketing digital, através da SISTERS Digital, solução em audiovisual, através da Strong Sound e solução em desenvolvimento na prática, através da Katavento Educação.

João Canavilhas

João Canavilhas é Doutor pela Universidade de Salamanca e Licenciado em Comunicação Social pela Universidade da Beira Interior (UBI) em Portugal. É docente, membro do Conselho Geral e Diretor do Mestrado em Jornalismo da UBI e estuda a narrativa jornalística para a Web.

Luzinete Marques

Jornalista, com mais de 15 anos de experiência em comunicação, incluindo assessoria de imprensa, radio e TV, além de elaboração e implantação de projetos na área de comunicação e coordenação de equipes, tanto nacionais, quanto internacionais. Foi coordenadora de comunicação da Secretaria de Cultura do DF; Governo do DF; do Ministério da Cultura; Câmara Legislativa do DF; Ministério da Educação (secretaria do Bolsa-Escola e Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade) e Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo, Embratur. Trabalhou ainda em rádio (Radiobras), TV (Canal E e TV Brasília), assessoria parlamentar e campanhas políticas. Coordenou a equipe de Assessoria de Imprensa da Casa Civil da Presidência da República, como assessora especial. Diretora de Atendimento da Infinito Comunicação, desde 2011, atende clientes de diversos setores, incluindo Gastronomia, Direito, Educação e treinamento, Saúde, entre outros. Atuante, participa de diversos grupos de network empresarial, entre eles o grupo Mulheres de Sucesso, Mulheres Empreendedoras do Brasil, G15, Clube N, entre outros. Também atua e colabora com diversos projetos sociais, como Feijão Solidário e Arraial Solidário, do Correio Braziliense; Instituto Chamaleon (que tende crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual e maus tratos), entre dezenas de outros.

Mariane Cunha

Graduanda da Universidade Católica de Brasília no curso de Jornalismo, por meio dele que obteve o primeiro contato com o Audiovisual, pelo Centro de Rádio e Televisão – CRTV. Já participou de cursos como MIRADOCS: Oficina de Documentário na OZI com o documentarista Getsemane Silva, curso de Produção para Cinema e TV no Espaço Cult com o cineasta John Howard Szerman e cursos livres na área de Produtor de TV e Vídeo e Apresentador de Telejornal no Senac de São Paulo. Trabalha atualmente como assistente de produção na produtora Olho de Gato, que faz parte do BASE Coletivo Audiovisual. Realizou como assistente de produção o curta-metragem Sobre Palitos e Bolas do diretor Alex Vidigal, o curta-metragem Bartleby com direção de Rafael Lobo e Em Defesa da Família da diretora Daniella Cronemberger. Na função de diretora de produção realizou o curta-metragem A Gota D’água do diretor Matheus de Souza e o curta-metragem 02 da manhã do diretor Alessandro Resende, também alunos da Universidade Católica de Brasília – UCB.

Max Stabile

Diretor-executivo do IBPAD, Cientista Político com mestrado no Instituto de Ciência Política da UnB, pesquisador em Democracia Eletrônica do Núcleo de Pesquisas em Políticas Públicas da UnB (CEAM-UnB).

Especialista em análise exploratória de dados com foco em análise de redes. Trabalha desde 2009 com pesquisas na área de avaliação e mensuração de comunicação, opinião pública e eleitoral. Foi coordenador do Instituto de pesquisa da FSB Comunicações e é atualmente o Diretor de Business Intelligence da Agência de Comunicação CasaDigital e é professor dos programas de pós-graduação do CEUB e IESB em Brasília.

No IBPAD, tem a função de sócio-fundador IBPAD.

Mikael Guedes

Artista brasiliense, um sujeito simples e composto que iniciou o interesse por arte aos 6 anos de idade. Atualmente atuante na área urbana através do graffiti a 5 anos. Trabalho apresenta estampas, mulheres, expressões, animais, cores quentes predominantes na maior parte dos trabalhos, cartoons, anatomias, distorções e pontos de vistas pessoais. Insaciável por conhecimento onde possa agregar em seu trabalho seja em teoria ou principalmente na prática.

Paulo Victor

Paulo Victor Sousa é professor do curso de Design Digital da Universidade Federal do Ceará e possui mestrado (2012) e doutorado (2016) em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia, onde participou do Grupo de Pesquisa em Cibercidades – GPC e do Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade – GITS. Dedica-se ao estudo de interfaces digitais, dos usos e apropriações de dispositivos comunicacionais móveis e de tecnologias baseadas em localização.

Rafael Lobo

Rafael Lobo é mestre na área de Comunicação (Linha de Imagem, Som e Escrita) pela Universidade de Brasília (2016). Em 2011 fundou com mais seis artistas da cidade o núcleo de criação artística Espaço Laje, o qual em 2013 foi convidado para realizar a exposição (Dois anos de Laje) na Galeria Espaço Piloto do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade de Brasília (UnB). Na área artística estreou como roteirista e diretor de cinema com seu trabalho de conclusão de curso, o curta-metragem Confinado (2010), que lhe deu o prêmio de melhor direção e de melhor montagem. Seu segundo curta-metragem, Palhaços Tristes (2013), lhe deu o prêmio de melhor filme e melhor direção. Seu último curta-metragem Bartleby (2016) está atualmente circulando em festivas e já ganhou o prêmio de melhor filme. Tem amplo conhecimento na área de Comunicação, com ênfase para a linha de imagem e som. Trabalha como diretor, roteirista e editor freelancer e frequentemente leciona cursos na área de cinema.

Raissa Miah

É graffiteira desde 2007 e fotógrafa desde que teve contato com a primeira disciplina de fotografia na universidade em 2013. Graduada em Jornalismo pela Universidade Católica de Brasília, já atuou em produção cultural promovendo encontros e exposições de Graffiti. Criou a série de murais de nome Meninice, que mescla arte urbana e fotografia – utilizando das técnicas de lambe-lambe e graffiti – com o intuito de dialogar sobre o papel social da criança, estimular o protagonismo infantil e a troca entre crianças e adultos. Atualmente se dedica à fotografia e a arte urbana, voltando suas pesquisas artísticas para o campo da infância e do universo feminino. Também faz parte do Movimento Cultural Mercado Sul Vive, atuando junto ao estúdio de comunicação e design Gunga que promove valores da cultura livre e economia solidária.

Alana Vizentin

Mestre em Teoria Literária e graduada em Letras pela PUCRS. Professora por vocação e paixão, acredita que a arte da palavra é uma poderosa ferramenta de transformação social. Já escreveu diversos artigos sobre a contemporaneidade, a sociedade de consumo, as relações de mercado e produção na era digital, globalização e mídias digitais. Curiosa e inquieta por natureza, a leitura e a escrita são um vício na sua vida, a palavra é a sua ferramenta.

Aroa Khalil Suleiman

Graduada em Comunicação Social – Habilitação Publicidade e Propaganda (UNISC) e especializada em Redação Publicitária (ESPM – Sul). Já atuou em diferentes áreas da comunicação, planejando estratégias de forma integrada e alinhada aos objetivos do cliente.  O envolvimento com a linguagem é profissional, pessoal e consiste em uma paixão, que precisa ser alimentada a cada dia.

Lisiane de Assis

Empreendedora formada em Jornalismo, foi jornalista responsável da Revista Eléve durante três anos, período em que entrevistou artistas e diretores do Cirque du Soleil, o cantor Nando Reis, o ator Fábio Porchat, a escritora Martha Medeiros, entre muitos outros. Foi assessora de imprensa de clientes como Fundação Iberê Camargo e Dez Comunicação, quando atuou no escritório Neiva Mello Comunicação. Possui experiência em cobertura jornalística in loco e é também colaboradora do site Reduto do Rock. Sua forte ligação com o universo cultural transforma música, cinema, teatro e arte em um verdadeiro show de palavras.

Dr. Rodrigo Cunha

Professor adjunto do Departamento de Comunicação Social da UFPE. É doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA. Tem experiência na área de jornalismo digital e design editorial, principalmente nas temáticas sobre design de notícias, jornalismo para dispositivos móveis e visualização da informação.

Sônia Braga 

Sócia-Diretora e Coach Pessoal, Executiva, Financeira e Organizacional na Sistema Humano Integral.

Silvia Leonor Aguero

Licenciada em Artes Plásticas, Especialidade Pintura, pelo Departamento de Artes da Universidade Nacional de Tucumán, 1981.

Mestra en Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes Decorativas e Industriales M° Atilio Terragni, 1986.

Doutora em Artes pela Faculdade de Artes da Universidade Nacional de Tucumán, 2006.

Diploma de Estudos Avançados do doutorado estruturado em Historia, Teoría e Crítica de Arte, pelo Departamento de Comunicação Audiovisual, Documentação e História da Arte, da Universidade Politécnica de Valencia, Espanha, 2003.

Atualmente, pesquisadora do Conselho de Ciência e Técnica da Universidade Nacional de Tucumán – CIUNT.

Camilo Gustavo Robaert

Formado em publicidade e propaganda pela Unieuro, atua na área de design e comunicação desde 2012. Há 3 anos da aula na Studio Online, formando mais de 100 alunos.

Frederico  Souza Fonseca

Formado em Propaganda e Marketing pelo UniCEUB. Atuou na Impressão Digital, posteriormente na Digital Graphics, na mesma época iniciou a carreira como instrutor de informática em algumas escolas do DF. Empreendedor criou a Studio Digital e logo após a Studio On-Line, onde foi o mentor de muitos cursos.

A Studio On-Line atualmente é uma referência na área de treinamento, criação e artes digitais em Brasília.

Thiago Jorge

Produtor cultural do Dulcina de Moraes.

Yasmini Eloi

Yasmini Eloi Rodrigues Cassel, formada em jornalismo, comunicação institucional e pedagogia. Atuou em produção de programas de TV, produção de conteúdos para revista eletrônica. Atualmente faz parte da diretoria do Aliança, Instituto Educacional, onde é responsável pelas orientações pedagógicas, divulgação e mídias gerais, além de lecionar. Também faz parte do corpo de professores Faculdade de Tecnologia Darwin, onde leciona para o curso de Comunicação Institucional há dois anos. Voluntária no Projeto Suport Brasil, dá aulas de alfabetização para adultos, recreação infantil e auxilia o projeto de audiovisual para formação profissional da comunidade carente do Sol Nascente.  É ativa nos estudos de ciências sociais e da religião, onde paralelamente faz pesquisas.

Ygor Brito Oliveira

Ygor Brito Oliveira tem em seu currículo, 15 anos de experiência como organizador de eventos, Proprietário do evento Teen SUPER17, fundador da agência de publicidade Trêsvírgula14 Comunicação, Agente local de inovação do projeto ALI SEBRAE DF/CNPQ, Agente de orientação empresário do projeto Negócio a Negócio/SEBRAE, Graduado pela faculdade IESB em comunicação social com habilitação em publicidade e propaganda, cursando MBA em gestão de eventos e diversos cursos na área de comunicação e consultoria.

Por ainda estar atuando no mercado de eventos, o curso conta com muitos cases de sucessos e insucessos, depoimento de artistas famosos, histórias e experiências que só um profissional da área poderia viver.

 

Share Button

Comente