secomunica

Sobre

Home »  Sobre

A Secomunica é um congresso internacional de comunicação que caracteriza-se por congregar graduação, pós-graduação e mercado de comunicação em um mesmo evento. Confrências, painéis temáticos e oficinas variadas com nomes nacionais e internacionais acontecem durante 18 a 22 de setembro na Universidade Católica de Brasília.

 

A XVI Semana da Comunicação e III Seminário Interprogramas Secomunica tem por finalidade favorecer a ampla discussão, por meio de diferentes perspectivas, de temas da pauta social, profissional e acadêmica. Além disso, o evento caracteriza-se por envolver os alunos da publicidade na produção da campanha publicitária de divulgação, os alunos de jornalismo na cobertura do evento e, por fim, alunos dos dois cursos na realização e gestão da Secomunica.

 

A primeira edição da Semana da Comunicação (SeComunica 2000) ocorreu a partir de iniciativa dos próprios alunos do curso de Comunicação Social da Universidade Católica de Brasília, tendo à frente, em especial, Romualdo Lopes, à época, estudante de Publicidade e propaganda da UCB. O evento nesse formato (comandado pelos alunos), teve três edições consecutivas.

Nas edições anteriores, unimos grandes nomes da pesquisa e dos veículos de Comunicação como: Sônia Maria Guedes de Medeiros, Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e especialista em televisão; João José Azevedo Curvello, Doutor em Comunicação pela Universidade de São Paulo e um dos mais respeitados pesquisadores em Comunicação Organizacional do país; Marcos Lozecann, Repórter e Jornalista da Rede Globo; Serginho Groisman, apresentador da Rede Globo, Felipe Pena, jornalista, professor e escritor.

 

Para 2017, a proposta é fazer a manutenção dessa internacionalização, trazendo pesquisadores de relevância internacional, bem como valorizar a pesquisa em Comunicação produzida Regional e Nacionalmente, em instituições parceiras como a Universidade de Brasília e pesquisadores de outras univerdidades do país como a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal e entidades de relevância como a FAPESP.

 

Para 2017, haverá um aprimoramento do formato em relação às edições anteriores. Durante a semana, as manhãs e noites serão ocupadas por painéis temáticos que terão o formato dinâmico com um palestrante principal que apresentará o tema que será debatido logo em seguida pelos demais convidados e pelo público. Garantimos assim a participação de mais convidados na discussão de temas relevantes assim como um ritmo mais dinâmico ao evento. Ainda em 2017, abriremos espaço para que os estudantes das disciplinas de Metodologia de Pesquisa em Comunicação para que possam apresentar seus artigos para os colegas e professores. O Interprogramas Jr acontecerá em duas tardes com a distinção do melhor artigo científico produzido no último ano, estimulando os estudantes à prática acadêmica e científica.